BRASAGEM

É um processo de união de materiais através do aquecimento abaixo da temperatura de fusão dos mesmos e acima de 450ºC, adicionando-se a estes uma liga de brasagem (metal de adição) no estado líquido, a qual penetra na folga entre as superfícies a serem unidas. Ao se resfriar a junta torna-se rígida e bastante resistente.

Esta união ocorre através da combinação de três fatores:

UMECTAÇÃO:
É o poder que um líquido tem de molhar uma superfície sólida, podendo fluir sobre a mesma e deixar uma película. Para facilitar a compreensão, podemos entender como sendo o fenômeno que permite com que uma fina película de água fique aderida a superfície de um vidro após o escorrimento. Na brasagem este efeito é identificado como a fluidez do metal de adição sobre as superfícies sólidas aquecidas.

DIFUSÃO MOLECULAR:
É um processo onde há o transporte espontâneo de moléculas no estado líquido do sistema cristalino de um material para o outro. Com o aquecimento, essas moléculas do material-base dilatam e se afastam, permitindo que o metal de adição no estado líquido penetre nessas moléculas. No resfriamento as moléculas voltam a se atrair, amarrando naturalmente o metal de adição, gerando aderência entre o material-base e o metal de adição.

CAPILARIDADE:


É uma força gerada pela pequena distância entre duas paredes, que faz com que um líquido penetre entre elas. Esta folga deve ser até 0,05 mm para brasagem em fornos de atmosfera controlada ou a vácuo e de 0,05 mm até 0,20 mm para brasagem manual e em fornos com atmosfera comum. Para que todos esses efeitos ocorram de forma satisfatória, algumas características fundamentais da preparação das juntas devem ser observadas: as partes a serem unidas devem estar completamente limpas (fundamental), isentas de óleo, graxa, poeira, tinta, oxidação e detritos de qualquer natureza; as folgas devem estar compreendidas entre os valores especificados para o método de aquecimento empregado; deve ser feito um aquecimento distribuído adequado e o metal de adição e fluxo devem ser compatíveis com as ligas de materiais-base a serem unidas.