Soldabrasagem

É semelhante ao processo de Brasagem e com um acabamento parecido com processo de soldagem, em outras palavras, é uma mistura entre os dois processos. A SOLDABRASAGEM permite se fazer união de peças com folgas irregulares ou maiores do que 0,5 mm e é indicada onde não se tem uma exigência muito grande de resistência mecânica, tampouco de estanqueidade. Permite também que se trabalhe com ligas menos nobres, isto é, com preços mais baixos.

A principal vantagem deste processo em comparação com a soldagem com consumível e autógena, é que a temperatura aplicada neste processo é inferior aos outros dois e por isso, a peça receberá menos calor e como resultado disto, as estruturas cristalinas das peças serão menos afetadas resultando em menor fragilização da peça.

As principais ligas utilizadas neste processo são as ligas de latão e alpaca, esta última contém níquel em sua composição o que aumenta bastante a resistência mecânica da junta. A Harris fabrica as ligas: 561, 5621, 5625 e 564, todas elas necessitam da aplicação do Superfluxo 5 ®.

Vantagens

• Custo baixo
• Folgas irregulares e acima de 0,5 mm
• Menor fragilização da peça

Melhor Performance

A melhor performance neste processo é alcançada utilizando consumíveis que contenham alguma porcentagem de níquel, ex.: liga 564, o qual é responsável em aumentar significativamente a resistência mecânica da junta ou também utilizar ligas com algum teor de prata, ex. 5625, porque a presença da prata diminuirá o aporte de calor aplicado na peça e com isto, ela sofrerá uma menor fragilização.

Mercados

Disponibilidade

• Varetas nuas
• Varetas revestidas