Consiste na união de aços comuns, galvanizados e aluminizados, utilizando um processo de aquecimento à arco elétrico (MIG), adicionando um metal de adição à base de cobre, não ocorrendo a fusão dos metais base.

A incidência de calor é inferior ao processo de soldagem MIG convencional, permitindo uma união através da difusão molecular entre o metal de adição e os metais base, daí o nome MIG BRAZING (Brasagem à Arco). A afinidade do cobre com o zinco e o alumínio, somada a temperatura de trabalho no processo permite que aços galvanizados e aluminizados sejam soldados sem que o tratamento superficial seja afetado de forma agressiva, mantendo assim a proteção contra oxidação em toda a região da solda, o que é um grande benefício sobre a soldagem MIG/TIG convencional. Além do benefício já mencionado, a ZTA – Zona Termicamente Afetada não apresenta uma modificação de estrutura, nos metais base, que interfira consideravelmente nas características mecânicas dos mesmos.

METAIS DE ADIÇÃO – BRONZE SILÍCIO

São produzidos à base de cobre, contendo até 4% de silício, com pequenas quantidades de manganês, estanho ou zinco, que funcionam como desoxidantes, além de melhorar propriedades específicas do metal de adição. O cobre junta (cobre posicionado sob a junta) pode ser empregado para metais base com espessura inferior a 4,8 mm.

Os valores de corrente de soldagem para os casos de proteção com gás hélio são ligeiramente inferiores do que para os casos com proteção com argônio.
Proporcionam juntas de alta resistência mecânica e boa ductilidade, confiáveis e de fácil acabamento, quando necessário.

O metal de adição 513, em relação ao 511 apresenta maiores fluidez, dureza e resistência à tração, sendo mais adequado para materiais espessos, onde a penetração seja um requisito especificado.

O metal de adição 511, em relação ao 513 apresenta maiores alongamento, resistência a fadiga, impacto e vibração, sendo mais adequado para soldagens em posições diferentes da horizontal plana, e onde o acabamento é um requisito especificado, devido a dureza inferior, o que torna mais fácil o trabalho de acabamento mecânico.

Vantagens

Melhor Performance

Mercados

O processo MIG BRAZING com Bronze Silício é muito utilizado na indústria automobilística mundial, no fechamento externo de carrocerias em aço galvanizado e em locais onde se exige acabamento de alta qualidade.

Disponibilidade